Share to Facebook

Percursos Pedestres

O concelho de Vila Verde é uma região repleta de tradições, apresentando também uma grande diversidade de paisagens que compõem autênticos cenários idílicos. Parta para a descoberta de momentos únicos junto da Natureza e explore os lugares mais recônditos, trilhando os ancestrais caminhos carregados de vivências das gentes das freguesias de Aboim da Nóbrega, Gondomar, Paçô, Valbom S. Pedro, Gomide e Valdreu. Descubra estas pegadas do tempo a pé, a cavalo ou de bicicleta.

Recursos naturais

Inserido na Província do Minho, alberga os mais pitorescos trechos desta região. É recheada de grandes variedades de perspectivas visuais, sejam os caminhos cobertos com ramadas de videiras ou os aglomerados rurais de montanha. Assenta na diversidade morfológica, onde, a Norte, a barreira montanhosa forma um anfiteatro natural. Grande parte foi alterada com a ocupação humana do território para satisfação das necessidades de cultivo, essa ocupação, de tão sabiamente integrada no meio ambiente, veio apenas enriquecê-lo.

Gastronomia

A nossa gastronomia vai surpreendê-lo quer com a tradicional broa de milho, em todas as refeições do dia. Saborear depois o arroz de frango "pica-no-chão", o coelho à caçador, o cabrito assado no forno, os rojões à moda do Minho, as papas e o sarrabulho, o cozido à portuguesa ou a posta barrosã. Pode optar pelo arroz malandro com pataniscas ou bolinhos de bacalhau, o arroz de sardinhas ou de polvo, o arroz de feijão vermelho com netos e bacalhau frito ou a posta de bacalhau com grelos salteados. Termine com um pudim abade de Priscos.

Património Arquitectónico e Cultural

Castelo de Aboim da Nóbrega
A sua história está ligada ao início da fundação de Portugal. Foi um castelo roqueiro, construído por Honorigo Honorigues. Com a construção do Castelo do Lindoso perdeu a sua importância estratégica. Do castelo apenas restam alguns vestígios de alicerces.
Encostas de Mixões da Serra
Área de montanha que vai desde o Norte do Concelho até ao limite do PN da Peneda Gerês com a Serra Amarela. Aldeias rurais que mantêm as suas características, tradições ancestrais e um património natural ainda intacto, são os principais motivos de uma visita para os amantes da Natureza.
Aldeia de Gondomar (Aldeia da Saudade)
Gondomar possui um património relevante e bem conservado, caracterizado por um conjunto de edificações marcadamente rurais, que constituem um núcleo da aldeia típica minhota, apresenta muitos vestígios arqueológicos, sobretudo da época histórica.
Fojo do lobo (Gondomar)
Localiza-se em Gondomar um dos fojos do lobo mais bem preservados do país. Composto por estrutura com paredes convergentes, possui, em vez de um, como é habitual, dois poços. Estes são camuflados com ramos e folhas, para onde o animal é encaminhado.
Igreja de Aboim da Nóbrega
A igreja de Aboim da Nóbrega é um notável exemplar de igreja maneirista. Edificada no século XVI, destacam-se a capela lateral de invocação a São Miguel e os tectos barrocos da nave e da capela-mor em caixotões com caixilhos de talha dourada envolvendo motivos decorativos.
Romaria de Santo António Mixões da Serra

No lugar de Mixões da Serra, freguesia de Valdreu, na zona mais montanhosa do concelho realiza-se uma das tradições mais emblemáticas da região, a Bênção dos animais. No Domingo imediatamente anterior ao 13 de Junho, o largo fronteiro do Santuário enche-se de milhares de pessoas e animais para participarem na cerimónia da Bênção.